Fundação Cultural reabre casa sede do Museu de Arte de Joinville
17 de maio de 2014Orquestra Cidade de Joinville e Bolshoi encantam o público na Harmonia-Lyra
17 de julho de 2014O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (Compir) escolheu seus quatro dirigentes para o biênio 2014/2016. A votação ocorreu em reunião ordinária no auditório da Casa da Cultura na terça-feira (16/7).
A mesa diretora será composta pela presidente Cleia Aparecida Giosoli, aposentada e estudante de direito; vice-presidente Jucélio Manoel Narciza, coordenador do Centro Pop da Secretaria de Assistência Social; o primeiro secretário Deivison Maicon Garcia, professor e produtor cultural; e o segundo secretário Cleiton Wilson Schulz, coordenador da Área de Políticas para Juventude.
” Desde as primeiras conversas sobre o tema, coloquei-me a disposição para contribuir, por isso hoje é uma grande alegria realizarmos mais essa etapa para a efetivação do COMPIR, já que desde julho do ano passado estamos envolvidos nessa causa, realizando reuniões semanais. Vamos continuar juntos nessa luta para alcançarmos as melhorias necessárias para toda a população.” destaca o Vice-Prefeito Rodrigo Coelho.
A eleição representa o início dos trabalhos do Compir, que tem por objetivo atuar na formulação de estratégias e controle da execução de políticas públicas que visem a proteger os direitos das comunidades étnicas, principalmente lutar pela plena inserção destas na vida socioeconômica, política e cultural da cidade.
A presidente Cleia Giosoli frisa que vai focar seu mandato na efetivação das políticas públicas afirmativas em Joinville. “Nenhuma ação do Conselho será unilateral. Vamos dialogar, buscar dados junto à comunidade para aliar nossa atuação aos anseios da população, traduzindo as políticas nacionais à realidade municipal”, destaca.
A análise de uma minuta para a votação do regimento interno está em andamento. O documento deve ser apresentado em breve. O próximo encontro do Compir acontece no dia 22 de julho, às 18h30, novamente no auditório da Casa da Cultura.
O Conselho é formado por 22 titulares e suplentes indicados pelo governo municipal e 22 titulares e suplentes indicados por entidades não-governamentais. A posse aconteceu no início de julho.

Sobre o Compir
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi criado pela lei nº 7.554/13 e é integrado por 11 núcleos: Cultura e Tradições Afro-brasileiras, Comunidades Indígenas, Comunidade Cigana, Comunidade Árabe, Comunidade Judaica, Religiões de Matriz Africana, Instituição de Ensino Superior, Escolas de Samba e Blocos de Carnaval, Mulher Negra, Clubes, e Movimento Negro.
As comunidades indígena, cigana, árabe e judaica não apresentaram candidatos na eleição realizada durante o Fórum da Igualdade Racial, tendo sido substituídas por candidatos eleitos, conforme prevê a lei. Ao término dos dois anos de atuação, será permitida mais uma reeleição. O conselheiro só poderá retornar após afastamento de um mandato. O exercício da função não será remunerado, sendo considerado como relevante serviço prestado à comunidade.




