
COELHO DEFENDE FUNDÃO E CORTES NOS SALÁRIOS PARA COMBATER O CORONAVÍRUS
25 de março de 2020
DEPUTADO COMENTA SOBRE MEDIDAS ECONÔMICAS DO GOVERNO BOLSONARO
27 de março de 2020RODRIGO COELHO SUGERE AÇÕES E COBRA AGILIDADE DA PREFEITURA DE JOINVILLE NO COMBATE AO COVID-19
Diante da situação que envolve o contágio do coronavírus (Covid-19), que também vem contagiando a população joinvilense, o Deputado Federal Rodrigo Coelho encaminhou ofícios ao Poder Executivo Municipal propondo a adoção de algumas medidas emergenciais.
Ao Secretário de Assistência Social, Vagner Ferreira de Oliveira, o parlamentar questionou quais ações estão sendo tomadas a respeito da concessão dos benefícios eventuais. Tais benefícios estão previstos no art. 22 da Lei 8.742/93 (LOAS) e funcionam como garantias prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. Para Coelho, é dever do município fazer a transferência automática desses recursos, evitando a burocratização e atraso das verbas. “Inclusive, pedi urgência na execução das medidas necessárias para apoiar as pessoas em vulnerabilidade social”, diz o Deputado.
Ainda para o Secretário de Assistência Social, Vagner Ferreira de Oliveira, o Deputado joinvilense lembrou, em outro ofício, das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Precisamos garantir que elas tenham direito à refeição no Restaurante Popular. Isso inclui café da manhã, almoço e jantar, claro que de uma forma que evite aglomerações e adotando as recomendações de prevenção contra o Covid-19. Temos que olhar a todos nesse momento. Ainda estou no aguardo de uma resposta do Executivo Municipal”, enfatiza.
O Deputado Federal Rodrigo Coelho também se mostrou preocupado com as crianças que estão com aulas suspensas por conta da pandemia de coronavírus e, consequentemente, sem a merenda escolar. “No documento, solicitei à Secretária de Educação de Joinville, Sonia Fachini, que os alimentos estocados nas escolas municipais sejam distribuídos aos alunos e às famílias para garantir a alimentação dessas pessoas. Temos muitos alunos carentes e essa medida pode mudar o dia dessas pessoas que estão sendo obrigadas a ficarem em casa. Além disso, incentiva a agricultura familiar, já que 30% dos alimentos entregues nas escolas são produzidos por pequenos agricultores da nossa região”, conta.
Já para o Secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, Coelho cobrou a imediata instalação de Hospitais de Campanha e Centros de triagem em Joinville para que o município esteja preparado para acelerar o enfrentamento ao Covid-19. O apelo, segundo ele, é com o intuito de contribuir com ideias práticas e de unir forças, para que os cidadãos joinvilenses sejam amplamente aparados em caso de aumento considerável de pessoas contaminadas com o coronavírus. “Espaços como o Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa, Centro de Convenções e Exposições Expoville e o Ginásio Abel Schulz estão aptos para funcionarem como estruturas de apoio, ou seja, como hospitais e centros de triagem, além dos já montados na Maternidade Darcy Vargas e no Centro Hospitalar Unimed” analisa.
Todos os ofícios mencionados acima também foram protocolados no Gabinete do Prefeito Municipal, Udo Döhler. “Estamos vivendo uma situação atípica e que nos obriga a pensar e agir rapidamente. Não tenho dúvidas de que a nossa cidade será vitoriosa no combate ao Covid-19, porém não podemos pecar pela omissão. Essa luta é de todos nós”, finaliza o Deputado Federal Rodrigo Coelho.





