Escolha da Rainha e do Rei Momo e Show Nacional com Dudu Nobre
8 de fevereiro de 2015Lei de Ordenamento Territorial
20 de fevereiro de 2015Mesmo com a chuva, mais de 40 mil pessoas prestigiaram a programação do Carnaval 2015 de Joinville, principalmente, nos desfiles dos Blocos e das Escolas de Samba. Com maiores investimentos em equipamentos de som e arquibancadas o evento demonstrou seu crescimento nos últimos anos. 
A Diversidade sagrou-se campeã do Carnaval 2015 de Joinville. A agremiação somou 179,6 pontos. A divulgação foi feita nesta terça-feira (17), um dia após o desfile das Escolas de Samba, no Expocentro Edmundo Doubrawa, após apuração da nota dos jurados. Príncipes do Samba, segunda colocada, e Dragões do Samba, terceira, completaram a premiação com 178,3 e 178,1 pontos, respectivamente.

Segunda colocada em 2014, este ano, a Diversidade apresentou o samba enredo “Emoções à flor da Pele”. “Ano passado, por um décimo, perdemos o carnaval. A emoção daquele momento que a gente perdeu o carnaval, a gente transferiu pra hoje. E aqui está sendo realizado o nosso sonho”, desabafou Jackson de Oliveira, presidente da Diversidade.
Com 17 alas, quatro alegorias e 400 integrantes, deu um show na avenida, com tecnologia, inovação e muita ousadia. O objetivo foi mexer com o inconsciente e com os corações. A complexidade dos sentimentos, sensações, os diferentes tipos de emoções.
A comissão de frente ressaltou os primórdios da civilização com a valorização da água, a maior riqueza da humanidade. Depois, o carro abre alas valorizou o tema do samba, com um destaque para as simbologias do amor, uma das emoções mais fortes do ser humano. Esse sentimento foi evidenciado com a ala de foliões que estavam caracterizados de cupidos.
A representatividade da emoção da paixão foi destacada na ala do primeiro beijo. Também foram destacadas emoções importantes na vida, como a formatura, a emoção do cinema, do esporte da literatura, a valorização das raças e o respeito pelo próximo.
Segunda colocada, a Escola Príncipes do Samba levou para a o Carnaval a história da avenida Cubas, nome fictício da rua Coronel Francisco Gomes, no bairro Bucarein. Foi no samba dos terreiros de candomblés, água de cheiro e a essência da cultura afro nessa região que essa agremiação buscou a inspiração para bridar o Carnaval. Com um samba-enredo que contagiou o público, a Príncipe contou com a participação de 350 foliões e 15 alas.
A comissão de frente foi formada por dançarinas que representavam os gatos. A ala das crianças foi uma das atrações da plateia. Outra atração foi a porta bandeira cadeirante, que abriu a ala formada por mais foliões em cadeiras de rodas. Um dos carros destacou a boemia do bairro, representando os bares da região.
A Dragões do Samba homenageou na avenida o maior artista de Joinville, Juarez Machado. Campeã em 2014, este ano apresentou o samba-enredo “Nas asas da Imaginação, Juarez Machado é Inspiração”.
Com 350 integrantes, a Dragões desfilou valorizando a arte. A comissão de frente surpreendeu com a montagem de um dos quadros mais famosos do artista: a bicicleta com as rodas quadradas.
A presença da França na história de Juarez Machado também foi evidenciada com as cores do país europeu e o verde-amarelo do Brasil. Muito dourado, azul e vermelho preencheram a avenida.
As mímicas também fizeram parte da coreografia dos foliões, já que essa expressão artística foi uma das que marcaram a trajetória de Juarez Machado.
Uma das alas aplaudidas foi dos cadeirantes. O artista apareceu no terceiro e último carro. Vestido de fraque customizado, Juarez Machado brincava de fazer mágica com a cartola e levantava os braços para o público, que aplaudiu a homenagem.
As escolas foram avaliadas por 18 jurados, que analisaram nove quesitos técnicos. As notas foram dadas para bateria, samba-enredo (música), enredo (tema), harmonia, conjunto e evolução, alegoria e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.
Resultado
1º Diversidade – 179,60 pontos
2º Príncipes do Samba – 178,30 pontos
3º Dragões do Samba – 178,10 pontos
4º União Tricolor – 177,70 pontos
5º Fusão do Samba – 175,60 pontos
6º Unidos do Caldeirão – 173,40 pontos
7º Acadêmicos da Serrinha – 170 ponto




