EDUCAÇÃO DOMICILIAR: VOCÊ CONCORDA?

DEPUTADO FEDERAL RODRIGO COELHO APOIA A SUSPENSÃO DAS TROCAS DE PLACAS DO MERCOSUL
abril 11, 2019
PAUTA DA SEMANA – 15 A 19 DE ABRIL
abril 15, 2019

EDUCAÇÃO DOMICILIAR: VOCÊ CONCORDA?

Já imaginou? Ao invés de matricular o seu filho numa escola, optar por uma educação domiciliar? Ou seja, oferecer a formação letrada em casa? Nesse caso, os pais podem ser os próprios “professores” ou podem contratar especialistas como responsáveis. Pode até parecer estranho num primeiro momento, mas saiba que cerca de 5⃣ mil famílias brasileiras já aderiram ao #Homeschooling (educação domiciliar), segundo a Aned – Associação Nacional de Educação Domiciliar.

Essa modalidade ainda não está legalizada em nosso país. Mas ontem o tema ganhou ainda mais visibilidade com o Projeto de Lei do Governo Federal que prevê a regulamentação do ensino domiciliar, com alguns requisitos que destaco:

📝O aluno terá de fazer avaliações anuais para receber certificado, e no caso de baixo desempenho, não poderá dar continuidade nessa forma de ensino.

👪As famílias interessadas nessa forma de ensino terão de fazer um registro. Para que a autorização seja concedida, serão exigidos documentos como certidão de antecedentes dos pais e uma declaração formal, optando pela educação domiciliar.

✍Quando o aproveitamento não for satisfatório, será realizada uma prova de recuperação. Pelo plano do governo, todos os prazos para avaliação serão definidos pelo MEC.

Vale lembrar que o objetivo da proposta não é ser contra as instituições escolares, mas sim regulamentar a situação de famílias que pretendem assumir a educação formal de seus filhos (crianças e adolescentes). O Homeschooling 📚🏠 já é realidade em mais de 60 países, dentre eles, os Estados Unidos, que já contam com 2 milhões de adeptos a essa modalidade de ensino.

Na Câmara dos Deputados, também já foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling. Durante o encontro, muitos pais defenderam a ideia afirmando que não há problema de socialização em crianças educadas em casa, e que o método é eficaz, especialmente nos casos com crianças com dificuldades de aprendizado ou com autismo, por exemplo. O assunto é polêmico e confesso que ainda não tenho uma opinião concreta. Por isso, invoco aqui um debate.

🤷🏻‍♂ E aí, qual é a sua opinião?

#Escola #Educação #EducaçãoDomiciliar #Homeschooling #Brasil #RodrigoCoelho #CoelhoFederal #DeputadoFederal