DEPUTADO RODRIGO COELHO DEFENDE AÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO

PAUTA DA SEMANA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
março 11, 2019
DEPUTADO RODRIGO COELHO SE SENSIBILIZA COM A TRAGÉDIA EM SUZANO (SP)
março 13, 2019

DEPUTADO RODRIGO COELHO DEFENDE AÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO

Pessoal, o STF – Supremo Tribunal Federal terá amanhã, dia 13, a partir das 14h, um julgamento que pode definir o futuro do combate à corrupção no país. Os Ministros vão decidir se cabe à Justiça Federal ou à Justiça Eleitoral julgar os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que tenham conexão com crimes eleitorais.

A princípio, pode parecer algo sem muita importância, afinal, as duas Justiças são capazes de julgar, certo? Mas não é bem assim. Tem um exemplo bem claro que vou usar pra vocês: a Operação Lava-Jato. Uma decisão que leve para a Corte Eleitoral os casos dessa investigação pode significar o fim da Operação. Isso porque a Justiça Federal é a que tem mecanismos eficientes para analisar casos grandes e complexos como esse, e que preparou e capacitou até uma força-tarefa para esse tipo de investigação. Outro fator é que a Justiça Eleitoral pode demorar anos para julgar esses crimes

E aí entramos em outro problema, pois essa delonga aumenta muito as chances de tudo terminar em impunidade. Isso pra mim é revoltante, e eu tenho certeza que pra vocês também. Eu sou político, fui eleito por vocês e para representar vocês. Mas também sou cidadão e contribuinte e, por isso, não abro mão do que é o correto.

Quero esclarecer que não sou contra a Justiça Eleitoral e nem quero desmerecê-la. Só acredito que a competência para julgar caixa 2 não é dela, mas sim da Justiça Federal. E nunca avançamos tanto no combate à corrupção como nos últimos tempos, com a Lava-Jato tramitando na Justiça Federal.

Eu estou do lado do Brasil. Vou acompanhar de perto esse julgamento e torcer para que não seja decretado o fim de investigações importantes.

Aproveito para ressaltar meu apoio à Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção, que será lançada oficialmente dia 19/3. E amanhã, na Câmara dos Deputados, numa iniciativa da Dep. Carla Zambelli, haverá uma Sessão Solene “Pelo Brasil e Contra a Corrupção”. Participarão da sessão o Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Dr. Júlio Marcelo de Oliveira, e o Diretor-Geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a Primeira-Dama, Michelle Bolsonaro, também foram convidados.

#RodrigoCoelho #CoelhoFederal #DeputadoFederal #CorrupçãoNãoéCrimeEleitoral #STFnãoMateLavaJato13março